AME Uma Vida
O que é?
O AME Uma Vida é o programa de amparo às presas que foram abandonadas tanto material como afetivamente pelas famílias.
Por que?
A presa tem direito de receber visita da família 1x/mês e quando isso acontece, é possível levar itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentação para a interna.
Apesar disso, o que de fato ocorre, principalmente quando se fala de encarceramento feminino, é mulheres que não recebem visitas há anos. Decidimos mudar essa realidade!
Como funciona?
Este programa acontece mensalmente de duas formas: financeiramente e por cartas. Com o apadrinhamento financeiro proporcionamos o suporte material através das compras dos kits com os itens permitidos pelo presídio. Já com as cartas promovemos o apoio emocional.
Como fazer parte?
Este programa acontece mensalmente. Montamos kits com os itens permitidos pelo presídio para proporcionarmos o suporte material.
AME Acolher
O que é?
É um programa mensal de apadrinhamento por cartas que tem como objetivo acolher emocionalmente as presas.
Por que?
Surgiu da necessidade de enfrentar o altíssimo índice de abandono afetivo dentro dos presídios femininos.
Como funciona?
Cada presa tem uma única madrinha (programa exclusivo para mulheres) com quem troca cartas todos os meses a fim de gerar um vínculo afetivo. É uma forma de dizer “tem alguém que se importa comigo”.
AME CAPACITAR
O que é?
É um programa de educação que tem como finalidade auxiliar na ressocialização e preparação da presa para que ao término da pena possa ter menos dificuldades de ingressar no mercado de trabalho.
Sabemos que a educação é a principal ferramenta para mobilidade social e, dentro do sistema prisional é, também, um mecanismo efetivo para reintegrar essas mulheres.
Por que fazer isso?
No Brasil, a cada 10 pessoas que saem dos presídios, 7 retornam. Mas acreditamos que essa realidade pode mudar!
Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, em novembro de 2020, no sistema carcerário estadual, concluiu que a oferta de estudo a presos reduziu em 29,7% a taxa de reencarceramento. O mesmo estudo mostrou que a oferta de trabalho reduziu em 18,1% a possibilidade de retorno aos presídios, e que essa taxa chegou a 30,7% quando disponibilizadas as duas atividades concomitantemente.
Acreditamos na reintegração através da capacitação profissional. A qualificação profissional ainda dentro dos presídios proporciona a (re)inclusão da pessoa condenada ao mercado de trabalho. O espaço carcerário, mesmo com todas as suas peculiaridades, também pode ser um espaço de educação, novas oportunidades e esperança.
Como funciona?
Financiamos cursos profissionalizantes EAD –em 2021 foram 40 presas beneficiadas; iniciamos uma parceria com a Microsoft em que a empresa disponibiliza cursos de informática e a infraestrutura necessária, e também fornecemos livros de forma periódica.
Remição pelo estudo
Para cada 12 horas de estudo, o preso tem direito de abater 1 dia da pena. Essas horas são divididas em pelo menos 03 dias, portanto só é possível estudar até 4 horas por dia.
Remição pela leitura de livros
De acordo com a Resolução 391/2021, o preso tem o prazo de 21 a 30 dias para a leitura da obra e deverá apresentar resenha a respeito do assunto.
Para cada obra lida e resumida, terá direito ao abatimento de 4 dias da pena. Há uma limitação de 12 livros por ano, o que possibilita remir 48 dias da pena em 12 meses.
Como fazer parte?
Você pode fazer do programa de capacitação profissional sendo um doador recorrente para que juntos possamos criar novas oportunidades para o maior número de presas possível.
Cada curso custa em média R$ 200 e cada livro em média de R$ 30, mas fique à vontade para investir o quanto puder.
Ame Advogados
Tem como objetivo ampliar o acesso à justiça e garantir direitos.
É alarmante o número de presas que não tem audiência há muito tempo, que estão com processos sem sentença e, pior, que estão com penas cumpridas.
A situação é grave.
Nossos advogados voluntários fazem esse acompanhamento processual.
AME Construir
O que é?
É um programa que visa resgatar o respeito humano é necessário. A prisão é a não liberdade, mas, atualmente, a perda da liberdade se junta à perda da dignidade.
Garantir um ambiente com estrutura adequada não deveria ser uma opção.
Em 2021, doamos novos vasos e pias para todas as celas da Unidade Prisional de Luziânia e também participamos da construção do alojamento berçário.
Como fazer parte?
Quer se tornar um parceiro desse programa?
Ações pontuais e assistenciais:
Realizamos ações em datas especiais e com caráter social, emocional e restaurativo.
Algumas ações já realizadas:
- Ceia de Natal;
- Setembro Amarelo: ação de combate ao suicídio. Promovemos e informamos sobre o autocuidado para valorização da vida através de cortes de cabelo/unha;
- Festa de aniversário para todas as presas para mostrar que o valor da vida não é relativo;
- Cinema em comemoração ao dia das mães;
- Batismo;
- Páscoa;
- Entre outras.